segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Heroi de Segunda Divisão ou Texto de Segunda Divisão???

Hoje ao abrir o jornal me deparei com esta capa do seu suplemento infanto juvenil:


Quando vi isso eu já sabia que não ia acabar bem, mas ao ver as páginas interiores, que voces também podem ler abaixo, descobri que a coisa era muito pior. 


Assim que terminei sabia que era impossível não fazer uma postagem no blog falando a respeito.

Então vamos ao post

3 PÁGINAS...

Quando um importante veículo de comunicação no Brasil recebe o convite de um grande estúdio de cinema de Hollywood para mandar um representante a pré estreia de um dos seus grandes lançamentos do ano, quais critérios ele usa para escolher quem enviar?

1) Escolhe alguém competente, que entende do assunto, que sabe fazer uma matéria com conteúdo, atenção e respeito aos que gostam do assunto?
2) Ou tiram no palitinho quem é que vai ser o sortudo que vai "ganhar uma viagem na faixa, assistir um filminho e ficar na moleza"???
A opção 2 é a que parece mais provável ao ler... isso  ( não tenho coragem de chamar de matéria ).

153 CARACTERES ( pouco mais que um tweet )...

Vamos falar um pouco sobre o que foi escrito nessa... coisa  ( realmente não tenho coragem de chamar de matéria ):
O filme do Lanterna  tem como desafio fazer vingar um heroi de segundo escalão?? 
Será que o autor sabe qual o significado e a importância dos Lanternas Verdes dentro do Universo DC?? Será que o autor sabe que toda a história do Universo DC tem como principal fio condutor a história dos Guardiões criadores e mentores dos Lanternas Verdes??? Será que o autor sabe o que é o Universo DC????

Lanterna Verde é um vigilante??? 
Será que ele não sabe o que é um vigilante ou não sabe o que é um Lanterna Verde??? Ou os dois????
Será que ele não deveria saber? Será que um veículo de comunicação com o mínimo nível de controle de qualidade não concordaria que, para se escrever sobre algo deve-se pelo menos entender um pouco, o mínimo, sobre o assunto???

32 PALAVRAS...

"Super quem?", "segunda divisão", "fazer vingar", "menos prestígio", "esforço", "nem tão famosos"... esses termos mostram, ou o desconhecimento sobre GIBIs ou uma tentativa de criar um contexto duvidoso para servir de base para suas informações muito incompletas sobre personagens como Thor, Capitão América, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico.

"Turminha dos mascarados", "cor de alface", "personagens feiosos", "anel apelão", "lado B da força"??? Por acaso isso é a tentativa de ser engraçado? Mandaram um pseudo comediante fazer um texto sobre um filme de GIBIs??? Não tem ninguém com qualificação mínima em cinema ou em GIBIs ( ou em jornalismo... ) para fazer esse trabalho...

27 ESPAÇOS...

"Turminha dos mascarados", "cor de alface", "personagens feiosos"? Será que esse suplemento é para crianças do jardim da infância, ou para pessoas com dificuldade de raciocínio, ou com retardamento mental e nós é que achamos que era para o público jovem, inteligente, capaz de entender um texto bem escrito e elaborado??
Ou será que o público que lê/coleciona GIBIs é que é visto dessa forma pelo autor/jornal???

Será preconceito contra os GIBIs? Será que o jornal considera que a 9ª arte é tão insignificante que não merece uma cobertura com, no mínimo, um pouco de dignidade e respeito aqueles que são fãs? Será que se fosse uma exposição de arte ou o lançamento de um livro o jornal teria enviado alguém com esse nível de conhecimento ou teria aprovado a publicação... disso ( não tenho coragem de chamar de matéria ).

Será que se alguém apresentasse a um editor um texto chamando a protagonista de um livro de Jorge Amado de "nordestina cor de breu" e os outros personagens do livro de "bando de cabeças chatas feiosos", esse texto seria publicado??? Ora, estes também são personagens fictícios assim como os dos GIBIs...
E se o texto chamasse um quadro de Kandinsky de 'rabisco' ou de 'treco mal acabado' ou dizer 'minha filha de 3 anos fez melhor no jardim da infância', só pra tentar ser engraçado. Será que o editor riria com ele e publicaria esses comentários??? Afinal a pintura é uma arte reconhecida, assim como os GIBIs...

8 LINHAS...

Será que o autor chegou a assistir o filme? Ou será que deu um 'migué'? Foi aproveitar a viagem grátis e as maravilhas de Los Angeles??Pois não há nada... nisso ( não tenho coragem de chamar de matéria ) que prove que ele assistiu. Todas as "informações" podem ser facilmente encontradas na internet.
E qualquer criança de 7 anos que fizer uma pesquisa sobre o Lanterna Verde, Universo DC, GIBIs, cinema, etc poderá reunir muito, mas muito mais informação ( sem áspas ) do que o que pode ser vista... nisso ( não tenho coragem de chamar de matéria ). Este comentário é um fato, não uma piada. E o autor ainda é chamado de enviado "especial"???

2 FRASES...

O que... isso ( não tenho coragem de chamar de matéria ) realmente informa sobre o filme:
O nome do produtor é Donald DeLine
Ele estreia na sexta
Ele custou R$322 milhões
Ele faturou R$257 milhões
Mark Strong interpreta Sinestro
Hal Jordan é interpretado por Ryan Reynolds

O que... isso ( não tenho coragem de chamar de matéria ) realmente informa sobre o Lanterna Verde:
Hal Jordan é piloto
Hal ganha o anel de um alienígena
O anel "materializa pensamentos"
O anel faz Hal entrar para uma tropa interestelar que patrulha o universo.
O paulistano Ivan Reis desenhou o Lanterna durante os últimos quatro anos
O aclamado roteirista Geoff Johns fez renascer a franquia do Lanterna Verde
Geoff Johns fez Hal voltar aos GIBIs entre 2004 e 2005
Desde a década de 1990 o anel era usado por outros humanos

O que... isso ( não tenho coragem de chamar de matéria ) realmente informa sobre a 9ª arte:
Lanterna Verde, Batman, Superman, Thor, Capitão América, Quarteto Fantástico são personagens de GIBIs
Lanterna Verde, Batman, Superman, Thor, Capitão América, Quarteto Fantástico tiveram filmes para os cinemas.
Herois de GIBIs viram produtos como bonequinhos e cadernos
A trasnformação de herois de GIBIs em produtos se chama "licenciamento"
O "licenciamento" rende milões de dólares e complementam a bilheteria.
A DC Comics tem um 'clube' que se chama Santa Trindade
A 'Santa Trindade' é formada por Superman, Batman, Mulher Maravilha e, agora, Lanterna Verde.

Ah, sim, isso também "informou" que o 'cor de alface' é um heroi secindário, um 'super quem?' de segunda divisão, um vigilante vindo dos confins da Galáxia dos Heróis Menores que, acompanhado de personagens feiosos, consegue fazer de tudo com seu anel apelão.
Agora me digam, quem em sua sã conciência sairia de casa pra ver... isso???

1 PARÁGRAFO...

Em resumo, um texto  mínimo, minguado, e mal elaborado entre várias e enormes imagens que não fala sobrea arte dos gibis ou do cinema, nem fala direito sobre o personagem, seu contexto, sua história. Não te deixa com vontade de ver o filme, não pode ser encarado como uma crítica ( séria e competente ) não acrescenta nada. Um verdadeiro desserviço a todos que querem divulgar a arte dos GIBIs.

O filme pode até ser ruim, ( nós não assistimos mas o pouco que já observamos pela internet não nos deixa muito esperançosos ) mas em um espaço de 3 páginas de um dos jornais de maior circulação do pais, uma pessoa que faz uma viagem internacional a convite de uma das maiores produtoras de filmes de Hollywood, para escrever a respeito de um filme que conta a história de um dos maiores personagens de uma das maiores editoras de GIBIs do mundo, o texto fala sobre esse filme somente...
153 CARACTERES ( pouco mais que um tweet )...
32 PALAVRAS...
27 ESPAÇOS...
8 LINHAS...
2 FRASES...
1 PARÁGRAFO...


No canto superior direito está escrita a frase: "O ator Ryan Reynolds faz cara de bravo enquanto usa o anel do Lanterna". Essa tentativa frustrada de fazer humor ( mais uma de tantas ) realmente pode se encaixar bem nesse contexto, desde que Ryan tenha lido essa... coisa que bem poderia ter o título de ' "matéria" de segundo escalão' ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails