sábado, 5 de maio de 2012

Cor Especial

Em minhas andanças pela net me daparei com este vídeo com a musica completa da abertura do Globo Cor Especial. O GCE era um programa que eu assistia na infância e que exibia desenhos na hora do almoço.

A música dessa abertura, chamada Cinto de Inutilidades, composição de Nelson Motta, Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, está viva não só na minha cabeça como da de toda a minha geração. Mas ao ouví-la agora, já mais velho, notei uma curiosidade. Veja o vídeo e acompanhe a letra abaixo:


"Não existe nada mais antigo
do que caubói que dá cem tiros de uma vez
A vó da gente deve ter saudade do Zing! Pow!
Do cinto de inutilidades
No nosso mundo tudo é novo e colorido
Não tem lugar pra essa gente que já era
Morcego velho, bang-bang de mentira, vocês já eram
O nosso papo é alegria!”

Notem que, a música faz um ataque claro aos principais programas que atraiam a atenção da garotada nas emissoras concorrentes  Batman ( "Zing! Pow!" "cinto de inutilidades" "Morcego velho" ) que passava na TV Bandeirantes e as diversas séries de faroeste - Larame, Laredo, Bonanza, Os Pioneiros, etc - ( "caubói que dá cem tiros de uma vez" "bang-bang de mentira" ) que passavam na TV Record.

Apesar dessa mensagem, nem tão subliminar assim, estar em nossas cabeças até hoje ela falhou na tentativa de fazer as crianças optarem pela programação global. Pra molecada Record, Tupi e Bandeirantes tinham muito mais opções e atrativos.

A virada só aconteceu anos mais tarde quando uma certa loira começou a converter as crianças em baixinhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails