sábado, 17 de maio de 2014

Agents of S.H.I.E.L.D. e Arrow - FInais de Temporada

Acabamos de assistir aos episódios finais ( de temporada ) de Marvel Agents of SHIELD  ( que chamaremos de MAS apartir de agora ) e Arrow e faremos uma pequena análise das duas séries ( como de costume SEM SPOILERS ).

Arrow, já em sua segunda temporada vinha cheia de energia e prometendo um final grandioso. Infelizmente não foi isso que encontramos. O que foi seu maior trunfo inicial ( a desconexão com o universo DC, que lhe rendia mais liberdade de roteiro ) acabou sendo usado de maneira exagerada nessa temporada e tudo que é exagerado é ruim.


O episódio final parecia fim de novela da Globo, quando 6 meses de problemas e enrolação precisam ser resolvidos em menos de uma hora. Com um exagero de pirotecnia e falta de conteúdo na história, esse episódio final não finaliza nada, deixando zilhões de pontas soltas como "ganchos" para a próxima temporada.


E isso pode ser considerado uma incoerência, já que ela, em termos de roteiro se distancia dos GIBIs mas usa o mesmo artifício furado da "história que não acaba nunca" muito manjado nos GIBIs de super heróis.

Isso sem falar na cena mais magnífica do episódio, o momento que poderia ( e deveria ) dar uma guinada de 360 graus na trama e fazer todo mundo cair da cadeira e depois levantar, correr e gritar " É ISSO AÍ!!!! ESSA FOI FODÁSTICA!!!!"... se transformar em uma ducha de água fria... não... em uma tempestade de granizo!!!!


Esse momento mostrou que Arrow é, o que chamamos de Série Bundão! Percorre todo o caminho que leva a algo inovador, surpreendente, corajoso mas na hora H desiste e volta "com o rabinho no meio das pernas" para o conforto e a segurança do tradicional e monótono.

MAS começou muito fraca, titubeando, uma verdadeira decepção para os fãs da Marvel ( principalmente os fãs dos filmes da Marvel ). 

De repente veio a mudança. Decidiram realmente aproximar a série dos filmes e, de maneira gradativa, conseguiram. MAS não se tornou uma série FODÁSTICA!!! mas se tornou interessante.


No final da temporada, MAS teve seu roteiro muito bem amarrado com o universo dos filmes ( especificamente com o Capitão América 2 ) de uma forma que era possível assistir a série sem ver o filme ( e vice versa ) sem se perder nada.


Além disso o episódio final fecha um arco de histórias e abre outro, de maneira simples mas objetiva. E o grande PLUS na nossa opinião foi o fato de que, o grande momento que fez a história dar uma guinada de 360 graus e fez todo mundo cair da cadeira e depois levantar, correr e gritar " É ISSO AÍ!!!! ESSA FOI FODÁSTICA!!!!" e que, para muitos, seria revertida no episódio final... NÃO FOI !!!!

Quem comandou MAS teve a coragem ( e o respaldo ) para não caminhar pelo roteiro mais fácil e BUNDÃO e deu a série um final digno e um gosto de quero mais para a próxima temporada.


Resta agora esperar que as novas temporadas sejam desse nível pra cima ( e que o pessoal da DC que vem com Flash, Gotham, Constantine possa levar o público mais a sério e ser um pouco menos BUNDÃO nas suas decisões )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails