quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um Outro Pastoreio



Muitos acham que o folclore brasileiro não é tão legal quanto mitologia grega ou nórdica. Eu apenas acho que,nosso folclore é muito menos divulgado que o de outros países e que ele sofre com o preconceito que, o brasileiro em geral, tem contra o que é nacional. Felizmente ambos os motivos que citei, pouco a pouco vem desaparecendo.





Pra que isso aconteça é o necessário deixar tudo mais atrativo, por exemplo, com uma apresentação bem feita da lenda, ao invés daquela coisa forçada que ainda existe em nossas escolas.





Foi pensando nisso que o escritor e músico Rodrigo dMart e o designer Everson Nazari criaram a belíssima graphic novel Um Outro Pastoreio. Quem estudou folclore brasileiro na escola, conhece a lenda do Negrinho do Pastoreio. A lenda fala de um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas. Ele é maltratado por um fazendeiro que o mata e joga o corpo em um formigueiro.






O GIBI tem a lenda como tema mas, Um Outro Pastoreio trata de duas jornadas. Iansã, a Deusa dos Ventos e das Tempestades, viaja ao Mundo dos Homens para resgatar Ogum, o Senhor da Guerra e da Tecnologia. Simão, um velho peregrino, parte em busca de sua fé na companhia de um menino. Mas não será uma tarefa fácil. É um tempo sombrio e desolador no qual uma horda de guerreiros invasores espalha terror e destruição. O futuro do Mundo dos Homens e dos Orixás depende do sucesso de Iansã e Simão. Eles precisam recriar a lenda de um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas, o Negrinho do Pastoreio.






O resultado é dos mais belos, com fortes influências de Dave McKean, o gênio que fez as capas de Sandman e Asilo Arkham, e contou com bonecos e feitos a mão e uma ótima apresentação gráfica.






Em abril a Conrad anunciou que publicaria Um Outro Pastoreio no fim de maio. Mas até agora nenhuma notícia, nem no site da editora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails