quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Brick Bradford no Brasil

Brick Bradford chegou ao Brasil pelas páginas do Suplemento Juvenil em 1935, com o nome trocado para Dick James. Ainda sob este novo nome, Brick teve suas aventuras publicadas também no GIBI, e no Almanaque do Globo Juvenil até meados da decada de 1950. As historias de Brick chegaram a ser apresentadas na decada de 1940 nas semi mitológicas Edições Tijolinho.


Os primeiros GIBIs de Brick Bradford começaram a sair no final da decada de 1950 pela Editora Gráfica Novo Mundo ( formato americano, 34 páginas em preto e branco ) e faziam parte de uma publicação chamada Seleções em Quadrinhos.













































Em 1971 a Editora Paladino lançou a primeira coleção de GIBIs de Brick ( formato 14 x 21 cm, 100 páginas em preto e branco ). Foram ao todo 11 edições.


Em 1971 a Editora Super Plá ( que fazia parte do mesmo grupo que a Editora Paladino ) lançou nas edições 1 e 4 de Super Plá ( isso mesmo o GIBI tinha o mesmo nome da editora )histórias com Brick Bradford.





























































Logo após o fim desta coleção a Editora Lord Cochrane também fez seu GIBI de Brick ( formato americano, 32 páginas coloridas ). Esta série teve 15 edições.














































Com o relançamento do GIBI, em 1975 ( agora semanal e em formato gigante ), as histórias de Brick Bradford também retornam as bancas. Em 1984 a Ebal lança a edição especial "Viagem ao Interior de uma Moeda" que você pode conhecer mais no TOP GIBI Zine nº6.


A última aparição de Brick Bradford por aqui aconteceu em 2003 nas páginas de Stripmania nº3 da Opera Graphica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails