segunda-feira, 11 de junho de 2012

Frangástico pede Desculpas a Hal

Ontem o Frangástico resolveu pedir 'desculpas' aos fãs da 9ª arte. 
Veja abaixo a transcrição comentada:

"Alan Scott, primeiro Lanterna Verde da história, é gay.( Errado: o primeiro Lanterna Verde da história foi deixado para traz, junto com todos os outros personagens do antigo Universo DC. O Alan Scott atual é um novo personagem desse novo Universo DC criado apartir do original )

Domingo passado o Fantástico contou que Alan Scott, o primeiro personagem a encarnar o herói Lanterna Verde, era gay ( contou certo mas mostrou as imagens erradas ). A informação veio da editora DC Comics ( A informação veio certa, quem escolheu as imagens erradas foi o pessoal do Frangástico ). Mas telespectadores reclamaram ( obviamente 'sem razão' ) porque a gente também usou imagens ( se também significa 90%, então OK ) de outro Lanterna Verde: Hal Jordan, que aparece em um filme ( Sim, Hal é só aquele cara que aparece num filme qualquer... ).

Hal Jordan não é gay. O Lanterna Verde gay, conforme mostramos ( na realidade conforme "falamos" pois o que "mostramos" foi outro LV ), é Alan Scott ( Na realidade um novo Alan Scott não o da Era de Ouro ). São muitos lanternas verdes nas histórias em quadrinhos ( ...E dá muito trabalho para uma empresa pobre e sem recursos como essa emissora de TV pesquisar e passar uma informação precisa e de qualidade, né? )

Então, para ficar claro: os dois usam máscaras, os dois são bem fortes e os dois têm anel verde, os dois são lanterna verde, mas um é gay e o outro não é." ( Então, para ficar claro e não confundir Herodoto Barbeiro com Tadinho Ximete: os dois trabalham na TV, os dois tem dois olhos, um nariz e uma boca, mas um é um jornalista sério e com credibilidade e o outro tenta ser humorista no Frangástico ).



Existe algo de muito importante e pouco comentado a respeito desse caso. A maior emissora de TV de nosso país, dona de um dos maiores complexos de mídia do mundo, acusada por muitos de ser tão poderosa e influente que manipularia os bastidores da nação... veio em horário nobre fazer uma retratação aos fãs do Lanterna Verde e de GIBIs em geral.

Tudo bem que não foi lá uma retratação com R maiúsculo e que o vídeo foi curto, claramente a contragosto e com todos os mesmos erros que a 'matéria' inicial ( informações tortas, preconceito, piadas sem graça ).

Mas sem dúvida isso mostra como a 9ª arte está cada vez mais conceituada e como nós, antes ridicularizados como nerds somos o alvo de interesse da mídia e das empresas pelo nosso imenso poder aquisitivo. 

É algo pra se pensar ( e bem )...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails