quarta-feira, 20 de março de 2013

Quem Nasceu Primeiro: O Livro ou o Filme???

O livro "King Kong" de Edgard Wallace foi lançado em 1932 mas o filme King Kong ( de 1933 ) não foi baseado nesse livro. Na realidade o livro foi baseado no filme.

Confuso? Vamos explicar:

Quando boa parte das idéias do filme King Kong já estavam desenvolvidas e até algumas filmagens já haviam sido iniciadas, o diretor e criador do projeto Merian C. Cooper decidiu escrever o roteiro. Nesse momento ele teve uma idéia genial:

"Porque não chamar um escritor famoso para escrever um livro com essas idéias e ao mesmo tempo escrever o roteiro. Assim, como estratégia de marketing, ao lançar o filme poderiamos dizer que o filme foi baseado no livro de Fulano de Tal? Com isso atrairiamos mais a atenção da mídia e mais espectadores."


Decidido isso Cooper chamou Edgard Wallace, em 1931, por ser muito famoso e já ter uma legião de leitores. Depois de algumas reuniões com Cooper e Willis O'Brien ( responsável pelos efeitos especiais do filme ) Wallace escreveu o primeiro esboço do livro-roteiro chamado The Beast ( o gorila ainda não tinha um nome ). Antes que se pudesse revisar o texto Wallace morreu deixando Cooper sem o livro e sem o roteiro. Cooper, então chamou seu amigo  James A. Creelman que era roteirista e juntos revisaram o texto de Wallace.

Do que Wallace escreveu muito foi modificado. A ideia original é que fosse uma expedição de um famoso caçador em busca de uma presa exótica, que foi mudada para uma equipe de cinema em busca de uma locação. Nomes e características dos personagens principais também foram modificados principalmente da fera ( Kong ). Na visão de Wallace o gorila não seria agressivo e sua vida pacata e tranquila seria mostrada em várias cenas. Cooper cortou todas pois queria que ele ( Kong ) fosse visto como um animal durão envolvido em muitas brigas com outras criaturas da ilha.


Também foi nesse momento que Cooper adicionou a paixão de Kong pela mocinha ( Ann Darrow ) e fez da bela o calcanhar de aquiles da fera.

O tempo era muito curto ( as gravações dependiam do andamento do trabalho do "livro-roteiro" ) e mais pessoas foram adicionadas a revisão do texto de Wallace, que na prática foi quase que totalmente apagado e substituido por um novo, nesse momento chamado "The Eighth Wonder".

Com esse gás o roteiro e o livro ( agora chamados Kong ) puderam ser terminados rapidamente. Assim em 1932 o livro foi lançado e apesar das imensas alterações ainda recebia a autoria principal de Edgard Wallace, como planejado desde o começo.

Este livro foi lançado no Brasil em 1977 pela Editora Record ( na ocasião do lançamento do filme de Dino de Laurents  ) 



e em pela Ediouro em 2005 junto com o último filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails