quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Revolução Panini Pt2


A Revolução Panini Pt2
 
OPINIÃO - TOP GIBI
ANALIZANDO A REVOLUÇÃO E A ENTREVISTA











Primeiro vamos à Revolução ( na ponta do lápis )











Marvel - antes
10 gibis mensais de 7,95 ( 1.000 páginas - R$79,50 )






Marvel - agora
7 gibis mensais de 6,50 ( 532 páginas - R$45,50 )
2 gibis mensais de 14,90 ( 296 páginas - R$29,80 )






mais
2 gibis bimestrais de 14,90 ( 296 páginas - R$29,80 )







se comprar um bimestral por mes
total ( 976 páginas - R$90,20 )
( -24 páginas e +R$10,70 )







histórias: antes 40 - depois 39 - diferença -1
custo medio
por história: antes R$1,98 - depois R$2,20 - diferença +R$0,22
 
   
DC - antes
6
gibis mensais de 7,95 ( 600 páginas - R$47,70 )







DC - agora
4 gibis mensais de 6,50 ( 304 páginas - R$26,00)
2 gibis mensais de 14,90 ( 296 páginas - R$29,80 )
total ( 600 páginas - R$55,80)
( +00 páginas e +R$8,10 )

histórias: antes 24 - depois 24 - diferença 00





custo medio por história: antes R$1,98 - depois R$2,32 - diferença +R$0,34  











Como podemos ver, no caso dos GIBIs DC não houve aumento de número de GIBIs, nem no total de páginas, nem no número de histórias. A 'revolução' só atingiu o preço total, que aumentou.




Com os GIBIs da Marvel é ainda pior. Apesar de aumentar de 10 para 11 o número de GIBIs, na prática com os 2 bimestrais continuamos com 10 edições por mes. Mas a 'revolução' nos trouxe a perda de, no total mensal, 24 páginas, 1 história e o aumento de preço.





Para algo que visava baixar os custos para atrair novos leitores a pratica se mostrou diferente da "intenção".





Agora vamos a entrevista:





Nossa intenção é a de mostrar 'o muito que foi dito quando quase nada foi falado'.





PERGUNTA 1





O editor fala que o 'perfil do leitor brasileiro' é "ter entre 15 e 35 anos" ( eu já estou fora ) e que "compra quase todas as edições mensais publicadas pela Panini, bem como algumas edições especiais". Sinceramente, isso lá é perfil que um editor chefe da maior editora de GIBIs do Brasil apresente!!! E quanto a perguntas como quem compra seus GIBIs? Quantas pessoas lêem os GIBIs que ele compra além dele? Quais os generos de GIBI que consome? Ele coleciona ou só lê?





Existem diversas outras perguntas que precisariam ser respondidas para se ter o 'perfil do leitor brasileiro'. E mesmo que alguém diga que eles estavam falando, na realidade do 'perfil do leitor DE GIBIS DE SUPER HEROIS DA PANINI brasileiro' ( o que faria uma grande diferença ) a resposta dada não tem como ser suficiente.




No complemento ele diz que "Logicamente, com revistas mais baratas, ele terá a opção de consumir mais". Bom, as contas mostram que, LOGICAMENTE, ele está errado, pois se o preço individual está menor, o preço em conjunto está maior, portanto se alguuém hoje não consegue comprar muitos GIBIs com a reformulação ele comprará menos ainda.








PERGUNTA 2




Não precisa ser nenhum gênio ( nem fazer uma pesquisa de qualidade ) para se saber que a maioria dos leitores "compraria mais se os GIBIs fossem mais baratos". Ou vai dizer pra mim que eu vou achar alguém que está esperando o preço aumentar pra começar uma nova coleção???




Continuando, nosso amigo editor mostra que pode ser um bom editor ( há controvérsias ) mas que não entende nada sobre os seus consumidores. Existe algo que se chama 'custo benefício'. Isso é o resultado entre o valor que se paga e a qualidade/quantidade do produto que se recebe. E a conta, no caso dos GIBIs é exatamente o preço do GIBI pelo número de páginas ou de histórias. Isso é uma conta que todo o consumidor faz ao compra algo ( e toda boa empresa faz também ).




"Ao reduzirmos a estrutura das revistas para 3 histórias por edição, estamos deixando o mix mais de acordo com o que o leitor aprecia" Certamente, pois o complexo 'perfil do leitor brasileiro' levantado pelo editor, mostra com clareza que a maioria dos leitores queriam que eles cortassem essas histórias dos GIBIs ( que histórias são mesmo?? Ninguém sabe.. )








PERGUNTA 3




Três pontos distintos nessa pergunta:




1) Engraçado como quase toda a resposta são justificativas atras de justificativas sobre como produzir GIBIs é caro, como a gasolina subiu, como é caro a gráfica... mas não estavamos celebrando uma 'redução de preços'???




2) Comparar os preços brasileiros com os americanos também é algo que tem que ser feito com muito critério ( algo em falta nessa sabatina ). Existe uma diferença brutal, sim nas condições de vida dos americanos e dos brasileiros. Uma diferença que todos podem imaginar quando pensarem: U$3,99 fazem tanta falta no bolso de um americano quanto R$6,50 no do brasileiro? Quem é da classe média e mora em centros urbanos como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e até aqui em Campinas, as vezes esquece que tem muito pai de família que sustenta uma casa com filhos com R$500,00 por mes, ou menos. E eles também são consumidores ( ou queriam ser ). Um grande administrador ( ou uma grande empresa ) não pode esquecer disso.




3) "Panini manteve suas revistas sem rajustar preços de 2005 até 2008 -- fato absolutamente inédito nesta país". Claro! Isso graças aos grandes administradores da Panini que inventaram um certo PLANO REAL e o implantaram no Brasil... ( Tem hora que é melhor ficar quieto... )








PERGUNTA 4




Uma resposta que evidencia a falta de planejamento, falta de competência ( anunciar a publicação de algo sendo que você nem ao menos se certificou que ele está em condições de publicação??? ). E uma maneira de resolver problemas que parece piada ( ele vendeu o sofá!! )








PERGUNTA 5




Primeiro não reponde a pergunta. O objetivo dela era saber porque só lançar alguns títulos em livrarias, se assim o produto fica mais caro, sem a opção de uma versão mais simples, fora das livrarias, para que as pessoas que não tivessem tanto dinheiro também pudessem ter acesso. Depois, após justificar que o preço do material para livraria é mais caro pelo melhor acabamento e que esse acabamento é uma demanda de um público mais exigente, ele nos diz que "Daqui para a frente, alguns produtos designados para livrarias e lojas especializados poderão sofrer uma flexibilização no acabamento final". Isso não seria desrespeitar o 'cliente mais exigente' abaixando a qualidade??? ( olha o sofá indo pro brchó denovo... )








PERGUNTA 6




Finalmente uma resposta quase 100% na mosca. Sim, não existe nada como o GIBI de papel. No curto e médio prazo é impossível que a produção de livros e GIBI exclusivamente digitais passe 20% do total. E eu apostaria que ainda vai levar vários séculos até que esse número passe dos 80%. O dislize foi não admitir que 'o mercado nacional tem fôlego para sair do tradicional gibi de banca'. Tem sim e já está saindo. E a grande incentivadora disso foi a própria Panini quando iniciou a distribuição setorizada, que forçou muitos, mas muitos leitores/colecionadores a se acostumar a comprar seus GIBIs pela net, pelo correio ou até via sebo ( mas isso ele sabe, não é? )








PERGUNTA 7




Essa vai por etapas:




"Não temos como mensurar o quanto a pirataria afeta o mercado de quadrinhos". Também com pesquisas altamente científicas e detalhadas como a que mostrou o 'perfil do leitor brasileiro', não tem como mensurar nada.




"Mas, por exemplo, se alguém escaneia Lanterna Verde #1, disponibiliza na internet e, consequentemente, mais 50 pessoas baixam a revista, 50 exemplares deixam de ser vendidos" É, não dá pra mensurar, mas dá pra chutar! E que chute, hein? Quem conhece os leitores/colecionadores sabe que não é bem assim. Produtos mais baratos você compra pra experimentar. Se é caro ou não se tem dinheiro sobrando procura-se conhcê-lo antes de investir . E isso não é algo novo, antigamente, antes da net, os leitores/colecionadores conversavam sobre os GIBIs contavam as histórias pra quem ainda não tinha lido e até emprestavam os GIBIs para que outros lessem, e isso não diminuia as vendas, pelo contrário, incentivava.




"Citando um outro exemplo, no caso as locadoras de DVDs, muitas estão fechando as portas, pois não conseguem competir com os piratas". Ok, essa eu vou dar um desconto pois nosso amigo não é da área de dvd. Os piratas fazem a festa por causa do preço de venda. Muitos de nós já sabemos que o custo de pordução de um DVD ( mesmo levando em conta toda a produção original, atores, cenários, etc ) não justifica a venda de um box original de uma série com 6 discos por 130 reais ( a não ser que o problema seja com o custo de gráfica que faz a caixa! Vai saber, a gasolina, os funcionários... ).




"O pior é que, em última instância, o produto pirata acaba inviabilizando o modelo pirateado e, dentro de algum tempo, pode não existir mais nada para piratear" Sim, isso é correto, mas aumentar os preços, elitizar grandes títulos lançando somente em livrarias e fazer escolhas do que publicar sem levar em conta o gosto de seus consumidores não ajuda em nada a evitar a pirataria ( scans ).




"É interessante perceber que a grande maioria dos leitores que vão a um site comentar algo sobre quadrinhos são leitores de scans e afirmam que já não leem HQs impressas!" Pois bem, voltemos ao começo. Não deveria ser possível para um grande conhecedor do mercado brasileiro dos GIBIs perceber que as pessoas que frequentam sites de GIBIs e que comentam algo ( de bom ou de ruim ) são pessoas, de todos os tipos mas que em comum tem o fato de já terem se habituado a utilizar a net como seu principal veículo para fazer e manter amizades, fazer compras, saberem das novidades e inclusive, EXPRESSAREM SUAS OPINIÕES. Tem muita gente que eu conheço que frequenta fóruns, faz comentários em sites e blogs e que odeia scans.E mesmo que eles só lessem scans, eles continuariam sendo leitores de GIBIs, não é? Ou o 'perfil do leitor brasileiro' ao invés de significar 'perfil do leitor DE GIBIS DE SUPER HEROIS DA PANINI brasileiro' como ficou parecendo antes, significa 'perfil do leitor DE GIBIS DE SUPER HEROIS DA PANINI EM PAPEL brasileiro'?? E tem o seguinte, é fácil, mas pouco ético ao meu ver, desqualificar os clientes que te fazem críticas para justificar falhas empresariais.









A seguir:







A Revolução Panini Pt3
COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails