quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Revolução Panini Pt3


A Revolução Panini Pt3
COMENTÁRIOS DOS LEITORES



Vou reproduzir abaixo alguns dos comentários feitos na materia da entrevista no site Omelete por leitores que leram a entrevista. Os aqui selecionados são aqueles que achamos mais interessantes pelo seu senso crítico. Existem também comentários aprovando a revolução, elogiando a Panini e pedindo pro pessoal dar um voto de confiança pra editora. Pra conferir basta ir ao site.



Em alguns casos fizemos 'comentários dos comentários'. Voces podem identificá-los, como sempre, pela cor 'azul tristonho'.





Pedro (13/04/2010 12:44:23) RIDICULO!!!Avante Vingadores/Universo Marvel: Dobrou o preço, mas nao dobrou o numero de paginas...As demais tiraram 24 paginas, e baixaram $1,45!!!E chamar o leitor de imbecil...





Rodrigo César (13/04/2010 11:29:38) Caramba! A coisa pegou fogo mesmo! Eu só queria saber mesmo se alguém da Panini vai voltar aqui pra ler as respostas (muitas muito bem embasadas) dos leitores ou vai dar o assunto como "encerrado".



- Ao pessoal que diz que na época da Abril havia mudança constante e maior de preços: Vocês não se lembram de como tudo subia naquela época? Isso era culpa da inflação e não da Abril! O país vivia um momento economicamente ruim e isto era reflexo de uma situação maior e mais generalizada e não das vontades de uma editora;



- Aos que defendem a Panini quanto ao não aumento constante dos preços: Novamente isto é reflexo da situação econômica do país e não da "benevolência" de uma editora como disseram aqui já;



- Quanto às "pesquisas e dados" apresentados pelo editor: Tenha santa paciência, é contradição atrás de contradição! Dizer que 50 leitores de scans não compram 50 revistas (só se as revistas forem ruins, é ÓBVIO) e depois dizer que não dá pra medir o impacto da pirataria no mercado é irresponsabilidade e um tanto infantil para alguém que trabalha a tanto tempo no mercado;- Aos que defendem a pirataria: Vocês só estão certos se ainda contribuem com o mercado, se ninguém comprar, uma hora nem pra piratear vai ter e se consomem o lixo via pirataria apenas para gastar no que é bom, isto vai forçar o mercado a melhorar;



-- Agora uma dúvida que eu sempre tive quanto às decisões quanto a luxo e capas duras, a porcentagem de leitores que deixam de comprar um material por este ser caro demais graças aos "luxos exigidos" é menor do que a porcentagem que vai comprar justamente porque uma revista tem capa dura? Tudo bem que acredito que tenha gente que compre porque a capa é dura e tal (tem louco pra tudo) mas a maioria não compra pelo conteúdo? E este conteúdo não venderia mais se não fosse tão caro? Que espécie de solução é essa?



-- A entrevista do Omelete foi bem rasa, faltou muitas perguntas chave como por exemplo, como exigir que alguém desenbolse 150 contos num Sandman que não se sabe se passará do primeiro volume?Faltou imparcialidade? Ou foi orientação do próprio editor do tipo "se me prensar eu não dou entrevista alguma"?





Marcos (13/04/2010 11:41:16) Só leio o Demolidor. Pelo novo modelo terei que aguentar 148 páginas das quais apenas 22 seria do personagem.Ridídulo.Com certeza vou parar de ler



Alô, Sr.Editor, são pessoas assim que, quando encontram os scans, aderem a essa mídia e não pessoas mal intensionadas que querem acabar com o mercado.





Edvaldo (13/04/2010 11:30:23) SUGESTÃO:Sendo o Omelete um grande veículo de comunicação nerd, sugiro que o site faça uma pesquisa com os milhares (senão milhões) de Omelenautas visando saber o que os leitores querem ver publicados nos mixes da Panini, em especial esses de 144 páginas que estão levantando suspeitas e sendo "queimados" mesmo antes de serem publicados.Poderia ser em forma de enquete, onde os principais personagens estariam listados, cabendo a cada leitor CADASTRADO no site votar APENAS UMA VEZ nos títulos que eles querem ver publicados.Daí é só esperar a Panini ser competente o suficiente para construir os mixes.



Meu caro Edvaldo, o editor já mostrou que tem tido sobre controle com sua perquisa cartola de mágico ( cada vez que ele precisa ele tira um coelho novo dela ).




hougan (13/04/2010 11:36:22) o problema é que a Panini está vendo os leitores como um todo..se esquecendo que há aqueles que só curtem um personagem...se ele vai para outra revista,oleitor se obriga a comprar a outra ou deixar de acompanhar a série...sem falar naqueles que compram mais de um título que com certeza irão pagar mais caro para ver seus personagens favoritos...ganha-se de um lado...perde-se de outro...foi esse tipo de coisa que acabou com a Abril...com certeza muitos continuarão fiéis...mas há aqueles que infelizmente não conseguem manter suas coleções por causa das mudanças drásticas...se a Panini acha essas baixas acetáveis,então acho que ela tem que rever seus conceitos...




Edvaldo (13/04/2010 11:45:14) (caraca...)Deu pra perceber que os leitores têm muito mais a dizer do que simplesmente apontar os piolhos que acharam na edição? Por que a Panini quase que só publica isso nas seções de cartas?(pergunta retórica)




Carlos Eduardo (13/04/2010 13:52:50)



Comentário de Kemoth: "O fato é que o leitor brasileiro sempre vai reclamar das editoras nacionais."



E sabe por quê? Porque não é tratado como leitor, mas como consumidor. Muito embora uma editora de quadrinhos seja uma empresa e esta tenha suas políticas de gerenciamento e vendas, um consumidor de quasdrinhos, por isso mesmo, é tido como aquele que não tem escolha, que não pode optar por outro produto concorrente de qualidade semelhante ou superior.Ora, se a Panini Comics Brasil considerasse seus consumidores leitores, os trataria com menos indolência e tentaria abrir nichos em outros mercados sem sacrificar os que já tinha consolidados. Reestruturar seus produtos com vistas a atrair um público maior é válido e perfeitamente compreensível. Mas quando isso vira um manjado artifício para aumentar preços "disfarçado" de reestruturação editorial, só mostra que o cinismo dos editores vem, sim, de há muito tempo atrás e continua em pleno vigor. Quando certas mudanças são feitas para ajustes de mercado ou coisas assim, é óbvio que o leitor entende, mediante as circunstâncias em que vive. Mas não é assim que as coisas nesse mercado acontecem! Quantas editoras surgiram e despareceram ao longo dos anos, com promessas idênticas, dizendo que iriam fazer e acontecer? E, no final, o resultado foi sempre o mesmo: o leitor fica sem seu quadrinho preferido, com de arcos de histórias interrompidos e a sensação de que fora feito de palhaço. Aí, sempre surge outra editora com o mesmo papo: aproveita da "orfandade" do leitor de quadrinhos para fazer populismo editorial. Foi assim com a Metal Pesado/Brainstore/Atitude, foi assim com a Pandora e foi assim com a Pixel.Daí a razão do leitor reclamar. Ele é sempre o primeiro a ser feito de otário, pois é último a saber do destino das revistas que gosta de comprar. Ele nunca é consultado para mudanças nas revistas que compra. É ele quem fica "na mão" quando mudam seu personagem favorito de uma publicação para a outra, estragando a coleção ou complicando (e invalidando) sistemas de assinatura com isso. Claro, alguns reclamam mais que outros, mas essa "revolução editorial" infeliz só conseguiu capitalizar reclamações, principalmente daqueles que, até agora, não tinham reclamado de nada, apesar dos pesares. Isso demonstra seu grau de cansaço com essas políticas caducas.Enquanto o mercado de quadrinhos for tratado como se fosse entretenimento descartável, sem méritos outros que não um reles passatempo, editores não se sentirão obrigados a levar a sério seus consumidores (e não leitores), isso é fato. As meias respostas, as evasivas perenes e as tentativas de esconder a falta de planejamento de médio prazo para suas publicações continuarão sendo feitas. Isto é Brasil, único lugar onde a palavra revolução é sinônimo de MESSIANISMO.



Meu caro Carlos, aqui no Brasil oleitor/colecionador de GIBIs não é tratado nem como um mero consumidor. Pois consumidor tem direitos e as grandes empresas ( tirando as de telefonia e planos de saúde ) já sabem disso e procuram tratá-los com respeito e atenção. No nosso caso, estamos mais para REFÉNS!




EDIS (13/04/2010 12:53:40) Devemos parar de olhar para o próprio umbigo. se quisermos continuar a desfrutar de excelente material em banca. Não basta ler, guardar/colecionar, devemos incentivar/criar novos leitores, Pegue aqueles gibis pelos quais vc não tem mais interesse, ou tem repetido e doe para um sobrinho, amigo, vizinho quem quer que seja e demostre interesse. Deixe que sintam o cheiro da tinta (ou até mesmo do mofo) vejam o papel amarelado e aprendam a dar valor á uma boa HQ. Garanto que vale muito mais para a formação de novos leitores que simplesmente disponibilizar um link na internet.
Concordo em partes com você, Edis. Mas acho injusto jogar a responsábilidade de formar novos leitores nos antigos. É muito comodo para as editoras, bancas, comic shop e por que não até para os sebos ver os colecionadores comprando a mais ou desfazendo de parte de sua coleção para manter vivo o hábito da leitura de GIBIs ( e os lucros das grandes empresas ).




 
Mitchel (13/04/2010 14:00:24) "Tanto a Marvel quanto a DC Comics aumentaram recentemente o valor de suas revistas, as quais têm apenas 36 páginas (incluindo as capas), podendo chegar a U$ 3,99, o que, convertido pela cotação mais baixa do dólar, daria por volta de R$ 6,95. Detalhe: são apenas 22 páginas de quadrinhos!"Não é verdade. Para compensar seu aumento de preços, a DC colocou em várias revistas uma segunda história de menos páginas, as Second Feature, passando as revistas com essas histórias terem 44 páginas.Pior que li em algum lugar que no fórum da editora o Oghh disse não ter planos para essas histórias curtas.O que ainda não entendi nessa explicação de que a diminuição de páginas da revista aumenta o preço, foi que no aumento de páginas das revistas (as de 148 páginas) aumenta mais ainda o preço. Pelo pensamento da Panini/Mythos, as revistas de 148 páginas não poderiam custar R$ 14,90




Vader (13/04/2010 14:07:12) Não é meio contraditório o cara falar que a maioria do público gosta da revista no papel e que a maioria do público não tem acesso a internet e que a maioria do público não gosta do formato digital e que mesmo assim a pirataria é um problema?Ué, mas a pirataria é digital e é lida direto na tela do PC. Se a maioria das pessoas não tem internet e prefere ler no papel, então a pirataria não deveria ser problema!Ou esse cara não sabe o que tá falando ou as editoras tem uma visão muito defasada da realidade dos quadrinhos, principalmente do formato digital e suas possibilidades.Ou as duas coisas.




Brunno (13/04/2010 09:30:49) CONCLUSÃO:Primeiramente gostaria de agradecer ao (o)melete pela atenção dispensada aos seus leitores. Como alguns testemunharam, fui um dos críticos sobre a postura do site em relação à abordagem desta mudança e acredito que vocês cumpriram com o objetivo principal, noticiar e dar espaço aos dois lados para se manifestarem (nós, leitores e a Panini, representada pelo Helcio de Carvalho).
Em segundo lugar, gostaria de agradecer ao próprio Helcio de Carvalho, por me fazer perder meu tempo lendo tanta incoerência num mesmo lugar. Acredito que o senhor perdeu uma excelente chance de estreitar a relação com seus consumidores e esclarecer melhor toda a "mudança" efetuada pela Panini. Cito partes conflitantes das suas respostas:




"O leitor de quadrinhos médio brasileiro tem entre 15 e 35 anos"- Jura?! Com base em quais dados? Foi feita uma pesquisa? Essa pesquisa visava só à idade dos leitores, né?! Já a satisfação com a publicação do material...




"Costuma comprar quase todas as edições mensais publicadas pela Panini, bem como algumas edições especiais"- Se o grande consumidor da Panini são as pessoas que compram quase tudo, porque uma estratégia de marketing para quem compra pouco?




"A maioria dos leitores já deixou bem claro que compraria mais se as revistas fossem mais baratas"- Uma das poucas coisas realmente coerentes! Então porque não baratear mais ainda e lançar apenas os títulos de um personagem só por revista, quase nos moldes americanos? Afinal, o senhor mesmo disse que isso é viável...




"Então, ao reduzirmos a estrutura das revistas para 3 histórias por edição, estamos deixando o mix mais de acordo com o que o leitor aprecia"- Sério?! Com base em quais dados? Foi feita uma pesquisa? Essa pesquisa visava só à apreciação dos leitores, né?! Já a satisfação com a publicação do material...




"Por último, não podemos esquecer que a Panini manteve suas revistas sem reajustar preços de 2005 até 2008 - fato absolutamente inédito neste país"- Por favor, não insulte seus consumidores. O fato foi inédito em decorrência da inédita "estabilidade econômica" alcançada, não em detrimento da benevolência de uma editora.




"Edições especiais costumam atrasar por diversos motivos que fogem à nossa vontade (...) perto da época de tradução e letreirameno, fomos surpreendidos com a notícia de que a editora americana não tinha os arquivos digitais e estava digitalizando a publicação naquele momento"- Meu Deus?! Esse é o atestado de burrice mais claro que alguém no mercado editorial brasileiro já produziu! COMO você se propõe a editar um material sem mesmo saber é possível? Significa que todas as decisões são baseadas no "achismo"? É o que parece...




"Daqui para frente, alguns produtos designados para livrarias e lojas especializados poderão sofrer uma flexibilização no acabamento final. E estamos sempre avaliando formas de reduzir preços" - Ora, vai diminuir a qualidade dos produtos de livraria mesmo o consumidor sendo mais exigente? Não consigo encontrar na literatura especializada sobre marketing uma estratégia que corresponda a este processo...




"A grande maioria de nossos leitores prefere comprar seus gibis impressos, para guardá-los na estante, como itens de colecionador"- Vai lá em casa ver a bagunça que seus vários formatos provoca na minha estante...




"O leitor médio brasileiro não necessariamente tem acesso à Internet em sua residência ou a equipamentos mais sofisticados"- Ah?! Com base em quais dados? Foi feita uma pesquisa? Essa pesquisa visava só à posse dos leitores, né?! Já a satisfação com a publicação do material...




"Se tudo virasse digital, ele com certeza não poderia acompanhar o que publicamos"- E o que vocês NÃO publicam?"Impressão sob demanda é uma possibilidade, mas não a curto prazo"- Por quê? O que está sendo feito para mudar este cenário?! Vocês estão no mercado a quase dez anos e ainda considera isso um curto prazo?




"Não temos como mensurar o quanto a pirataria afeta o mercado de quadrinhos"- Então não presuma que se 50 pessoas baixam a revista, 50 exemplares deixam de ser vendidos! Isso é irresponsabilidade.




"É interessante perceber que a grande maioria dos leitores que vão a um site comentar algo sobre quadrinhos (como aconteceu em relação à divulgação das mudanças editoriais da Panini) são leitores de scans e afirmam que já não leem HQs impressas!"- Generalizando de novo? As criticas mais veementes e melhor fundamentadas são de leitores e compradores. Os leitores de scan estão justificando a opinião deles. Se estiverem certos ou não, não me interessa. Eu sou o leitor que compra! E é comigo que você deve se preocupar
Eu considero o assunto encerrado.O Helcio de Carvalho perdeu uma oportunidade ouro... E deixou bem claro que a editora está aí, arriscando, na tentativa de acertar o alvo. Se vai acertar eu não sei. Mas acho difícil. Uns vão parar de comprar, outros vão diminuir o que compram e outros passarão a comprar. Será que os últimos serão mais numerosos que os primeiros? E não se enganem. A Panini só vai dar ouvidas as nossas queixas quando propuser sua próxima ‘reestruturação’.




Acho que existem pessoas que estão a muito, muito, muito, muito tempo envolvidas com este mercado e que seria hora de propor algo novo e mais jovem. Não se pode pensar em quadrinhos hoje como a vinte anos atrás. E as mesmas pessoas de vinte anos atrás estão aí até hoje...




Nós, colecionadores, vamos reclamar e não vai adiantar nada. Mas não digam que eu não avisei! E sou o primeiro a pegar em tochas se vocês quiserem incendiar o castelo.




Podemos discutir planos de boicote... Uma revista por mês... Um protesto civilizado e organizado... Enviar um nariz de palhaço para cada assinante da Panini... Inscrever os funcionários em cursos de marketing, administração, gestão empresarial... Chamar o Justus!...Unidos podemos mais. Avante Vingadores




A seguir:

A Revolução Panini Pt4
CONCLUSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails