O Universo dos GIBIs está de luto. Morreu ontem, aos 77 anos, Dick Giordano. O artista estava com leucemia e faleceu devido a complicações causadas por uma pneumonia. Quem me passou a noticia foi o meu amigo Mr.G que viu em sites americanos.
Richard Joseph Giordano é uma verdadeira lenda dos GIBIs. Ele começou sua carreira na em 1952 na Charlton Comics onde se tornou editor-chefe em 1965. Nessa época ele reformulou os super-heróis antigos da Charlton, bem no estilo que a DC fez anos antes, fazendo com que a editora ganhasse espaço no mercado e atraisse mais leitores.
Em 1967 Dick foi para a DC onde seu trabalho em conjunto com Neal Adams nas histórias do Batman e do Lanterna Verde e Arqueiro Verde são consagrados até hoje como uma das melhores fases desses herois.
A amizade com Adams rendeu a criação do estúdio Continuity Associates em 1971. Dick Giordano voltaria a DC em 1980 como editor dos GIBIs do Batman, mas 3 anos depois ele já era vice-presidente/editor-executivo da editora. Ele foi um dos responsáveis pela realização do maior evento da história dos GIBIs: Crise nas Infinitas Terras. Sua visão e audácia mostraram que os personagens da DC tinham muito potencial a ser explorado ainda.
Dick Giordano continuou trabalhando até quase seus últimos dias. Ao lado de Bob Layton ele estava preparando a Graphic Novel 'Colony' que apesar de ainda não ter sido finalizada tem previsão de chegar as bancas dos EUA em setembro desse ano:
"Estou determinado a seguir em frente com o projeto como um tributo final à estelar carreira de Dick" declarou Bob Layton.
Dick Giordano deixou filhos, amigos e uma legião de admiradores e fãs que vão tê-lo sempre por perto, na forma de seus magníficos GIBIs
Nenhum comentário:
Postar um comentário