terça-feira, 2 de março de 2010

Os GIBIs nº1 do Homem Aranha




Olá pessoal. Aproveitando o relançamento do TOP GIBI Zine nº3 ( que fala sobre o Homem Aranha e o Flash ) começamos agora uma série de posts com outras matérias super interessantes sobre o heori aracnídeo, que, por falta de espaço, não puderam ser colocadas no zine. Mas é pra isso, também, que o Blog TOP GIBI está aqui!


Os GIBIs nº1 do Homem Aranha


Colocamos abaixo uma galeria com todos os GIBIs nº1 do Homem Aranha ( menos mini séries e edições especiais ) em ordem cronológica.

Assim como nos States, o Homem Aranha estreiou aqui no Brasil em agosto de1968 em outro GIBI, o Álbum Gigante. Este GIBI que trazia as histórias do Thor trouxe no seu nº11 o mais novo heroi da garotada... O Aranha!


Apesar de ter sido anunciado na capa assim, na história ele já era o Homem Aranha. O sucesso do personagem já era esperado pela EBAL que em pouco tempo traria nosso amigo da vizinhança para as bancas no seu próprio GIBI




Em abril de 1969, chega as bancas O Homem Aranha nº1 da Ebal, que teve 70 edições, todas em Preto e Branco e foi o primeiro GIBI do heroi aracnídeo publicado no Brasil.







A Ebal também foi pioneira em lançar edições anuais, por ela chamada de Almanaques. Os do Aranha sairam de 1971 a 1974.


















Depois de colorir os GIBIs da DC a Ebal lançou O Homem Aranha em Cores em 1974. Foram 8 edições.













Em 1975 a Marvel passou para as mãos da Bloch e O Homem Aranha foi um dos primeiros GIBIs a serem publicados e o que mais durou ( 33 edições )











Assim como a Ebal, a Bloch também lançou suas edições anuais ( também chamadas de Almanaques ) mas nesse caso foi só uma edição em 1976.












Chegamos a 1979 e a Marvel se divide entre Ed. Abril e RGE. Com esta última ficaram, entre outros, X-Men, Quarteto Fantástico, Hulk e Homem Aranha. Seu GIBI durou até 1983 quando foi cancelado na edição 49.













A RGE lançou uma linha de Almanaques do Homem Aranha apartir de 1980. Estes já não eram anuais como em suas editoras antecessoras. Com uma periodicidade muito irregular, que variavam do bimestral ao quase semestral, foram feitas 12 edições em 3 anos.








Com o sucesso que o Aranha fazia, graças a série de TV, a RGE lançou o Superalmanaque do Homem Aranha também em 1980. Quase sem periodicidade teve 7 edições publicadas em 3 anos.














Em 1983, um pouco antes da Marvel ser unificada pelas mãos da Ed. Abril a Ebal lançou 3 edições contando a 'quadrinização' da série da TV.












O Homem Aranha chega a Ed. Abril em 1983, onde seu GIBI teve 205 edições, um recorde para o personagem no Brasil.












Pra Ed. Abril almanaque era café pequeno então ela decidiu lançar, em 1985, o Superalmanaque do Homem Aranha. De tão 'grande' e 'espetacular' acabou tendo só uma edição.













Em 1989 muitas pessoas estavam frequentando os sebos para conseguir GIBIs antigos do Aranha, que vivia uma boa fase. Vendo nisso uma 'perda de lucro' a Ed. Abril lançou A Teia do Aranha, que 'prometia' relançar o material antigo que todos queriam ler. Mas rapidamente o GIBI passou a relançar maetrial da própria Abril e finalmente se tornou 'gêmeo' do outro GIBI do Aranha publicando material inédito até o nº129 ( o último ).













Em 1992 é publicado o primeiro Homem Aranha Anual ( primeiro GIBI anual do Aranha a se chamar anual... bom se voces estão lendo desde lá de cima entenderam o que eu quis dizer ) Em 7 anos foram 8 edições, isto porque em 1992 foram lançados dois anuais, um em maio outro em dezembro.













1993. Homem Aranha 2099. 39 edições.

( Não precisa dizer mais nada )









O Melhor do Homem Aranha. Um GIBI muito interessante publicado entre 1996 e 1998. Foram 4 edições.














Em 1998 a Mythos trouxe Homem Aranha Mangá. As 3 edições foram em formatinho e em P&B.















Em 2000, pra tentar revitalizar a sua linha de GIBIs a Abril teve a "grande idéia" de fazer uma revolução ( onde eu já ouvi isso? ). O resultado foi a linha Premmium. O formato americano e o papel especial não foram suficientes para evitar que os altos preços e um mix confuso e equivocado ( marcas registradas dos comandantes da editora - entre outras é claro ) detonassem a publicação. O Homem Aranha naufragou na edição 17 em 2001.












No último suspiro da Ed. Abril com os presonagens Marvel, em 2001, foi lançado Homem Aranha Século 21. Foi um suspiro de 4 números.
















Em 2002 a Panini começa sua operação predatória aos GIBIs no Brasil. E um dos que estão nessa estreia é o Homem Aranha. Há quem diga que essa editora é dez vezes melhor do que as anteriores e acreditam que o Aranha terá 100 vezes mais GIBIs com ela do que com todas as anteriores juntas. E já está quase lá... só faltam uns 50 mil GIBIs...










Como não se cansa de fazer bobagens, a Marvel decidiu ( de novo ) reiniciar e reatualizar seu universo com a intenção de "atrair novos leitores". Pra trazer o novo Universo Ultimate a Panini lançou, junto com a edição acima, Marvel Millenium - Homem Aranha ( Na realidade uma continuação de Homem Aranha Século XXI da Abril )









No mesmo ano a Panini começa a linha Os Maiores Clássicos trazendo histórias antigas da Marvel. As do Aranha foram 6 edições.















Com uma fórmula inteligente, Homem Aranha Kids trazia histórias pra crianças, atividades para preencher e colorir. Teve 9 edições iniciadas em 2004.










Também neste ano a Mythos começou a publicar Homem Aranha - Edição Histórica. Foram 4 edições com mais de 100 páginas cada e todas em P&B.


















Geração Marvel, publicado em 2005 pela Panini, foi mais uma idéia de restartar o Universo Marvel, com a desculpa de tentar trazer novos leitores. Homem Aranha foi o GIBI dessa linha que mais durou com 32 edições.





















Quadrinhos e Atividades: Homem-Aranha. Lançada em 2006 são 4 edições ao estilo de Homem Aranha Kids muito difíceis de achar. ( Nós não achamos nem a capa do nº1!!! )
















As edições brasileiras de Marvel Masterworks chegaram em 2007, com as Bibliotecas Históricas. Do Aranha já foram 3.










Em 2008 a última novidade foi Homem Aranha e seus Amigos.








E certamente não vai para por aí. O Homem Aranha é um dos 3 maiores fenômenos de vendas dos GIBIs de todos os tempos ( junto com Superman e Batman ) e ele ainda há de aparecer em muitos filmes, desenhos animados, memorabília e tudo mais que inventarem por aí além dos GIBIs, é claro )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails