terça-feira, 8 de julho de 2014
Fim de Festa...
Era uma vez um país chamado Brasil.
Com um povo muito sofrido, que vivia sem hospitais de qualidade, sem casa própria, sem emprego, sem infra estrutura, e principalmente sem escolas, mas que amava o futebol.
Iludido pelos políticos sem vergonha e corruptos, esse povo acreditou que a realização de uma Copa do Mundo, evento máximo do esporte que tanto gosta, resolveria seus problemas quase como em um passe de mágica.
O legado dessa Copa seria o desenvolvimento nacional, mostrar aos outros países que conseguimos fazer acontecer e levar a nação ao patamar de "primeiro mundo".
O governo, então com o "aval" da nação começou a fazer os estádios. Foram usados valores suficientes para fazer centenas de hospitais, milhares de casas, centenas de escolas. Quando questionados, os governantes do Brasil falavam que não eram gastos e sim investimentos e que o retorno para a população seria algo incalculável.
Chegou a época da competição e além de alguns estádios inacabados e nenhuma obra que beneficiasse diretamente o povo, haviam sussurros de corrupção e super faturamento.
Mas agora é Copa do Mundo, a grande festa - deixemos esses "detalhes" para depois - diziam as autoridades, várias celebridades e até muitos órgãos de imprensa, que se beneficiavam com a realização do mundial.
Sim, uma imprensa que deveria ser os olhos, ouvidos e voz da população mas que pensando apenas nos lucros financeiros e políticos que o evento lhe daria, se fez de cega, surda e muda frente aos desvios e maracutaias realizados, alguns a olhos vistos, pelos governos federal, estaduais e municipais.
Começam os jogos, a seleção brasileira avança, a atenção do povo se foca no placar, nos dribles, nos gols e se afasta da dura realidade que cerca a maior parte das famílias do país.
Mas no momento decisivo, a seleção vacila e perde!!!
A realidade dura acoita a nação!
O Brasil não será mais campeão!
Não, não é a fome, a falta de segurança, de saúde ou educação....
O sonho do título acabou, mas antes que o Brasil desperte é preciso achar um culpado para essa desgraça! Essa tragédia!!! Essa vergonha!!!
( Mas e a falta de emprego? A falta de escolas de qualidade? A mortalidade infantil? A violência contra a mulher?? A perda de nossos recursos naturais??? Pessoas morrendo de fome ou sendo obrigadas a comer lixo para sobreviver?? Seria uma derrota esportiva mais grave para o povo mais grave do que essas e tantas outras mazelas que afligem diariamente tantos brasileiros??? )
É, sem a educação necessária para distinguir o que é realmente importante na vida, esse povo sofrido passa os próximos dias buscando um jogador para crucificar e ser o responsável pela vida infeliz que milhões de brasileiros viverão pelo menos nos próximos 4 anos de suas vidas.
E assim, anos, décadas se passam. Os brasileiros da época já envelheceram, muitos morreram, assim como os jogadores, os políticos.... mas uma pergunta ainda não foi respondida:
Como pudemos deixar, após 64 anos, que tudo isso se repetisse novamente agora, em 2014???
A resposta?
Dê sua resposta na urna nas próximas eleições ( e quebre esse círculo vicioso que o Brasil vive )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário