segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Star Trek Homenagens





STAR TREK ( UM NOVO COMEÇO )

Ao procurar na NET textos que mostrassem a reação das pessoas, Trekkers ou não, ao filme me deparei com pessoas que fizeram críticas que acho injustas e outras que ficaram com perguntas sobre o roteiro e, por isso, acabaram achando que o filme não foi tão bom assim. Por essas e outras eu achei que seria interessante responder as dúvidas e mostrar detalhes que para um fã mais atento fizeram de STAR TREK um filme perfeito.Com o post de hoje vamos dar continuidade a uma série de 5 em que vamos abordar os seguintes assuntos:

PERGUNTAS E RESPOSTAS

DIFERENÇAS ( em relação a Série Clássica )

HOMENAGENS ( em relação a Série Clássica ) e

ENTERPRISE
 
HOMENAGENS ( em relação a Série Clássica )

Algumas situações foram colocadas no filme de forma a homenagear a Série Clássica. Algumas obrigatórias para as cenas, outras encaixadas com maestria no roteiro. Como a lista é grande vou apenas citar a cena e sua referência na Série Clássica.

Sulu e a esgrima
Episódio - 07. The Naked Time ( Tempo de Nudez )
Lesma Centauriana
Star Trek II: The Wrath of KhanJornada nas Estrelas II: A Ira de Khan ( 1982 )
Spock do futuro ensina a Scotty algo que ele ainda iria inventar
Star Trek IV: The Voyage HomeJornada nas Estrelas IV: A Volta para casa ( 1986 )
A Matéria Vermelha
Star Trek VI: The Undiscovered Country Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida ( 1991 )
Teste de perguntas e respostas vulcano
Star Trek IV: The Voyage HomeJornada nas Estrelas IV: A Volta para casa ( 1986 )
Sarek fala a Spock que se casar com sua mãe foi a opção lógica
Episódio - 44. Journey to Babel ( A Caminho de Babel )
Kirk diz 'Eu tenho o direito de encarar meu acusador'
Episódio - 15. Court Martial ( Corte Marcial )
Algumas cenas são homenagens a características que se tornaram verdadeiras marcas dos personagens:
Dr. McCoy diz: 'Eu sou um médico, não um físico!'
Pinça vulcana
Discução de Spock/ McCoy que termina em 'Duende de sangue verde'

Spock diz: 'Fascinante'

As estatísticas de Spock

O elo mental vulcano
Para estas, que são mais difíceis de ver, vamos fazer alguns comentários:

A 'Paixão a primeira(s) vista(s)' de Kirk pela Enterprise
Durante toda a Série Clássica vimos a enorme paixão de Kirk pela Enterprise e em dois momento do filme podemos ver isso denovo:
- Quando o Cap. Pike fala pra ele da Frota e do heroísmo de seu pai, isso balança Kirk, mas o que o momento em que ele decide se alistar é claramente o que ele, ao andar de moto, se depara com a fabulosa nave, ainda em construção.
- Depois quando McCoy lhe dá a injeção para que pudesse levá-lo para a nave estelar Kirk passa tão mal que mal para em pé. Mas quando o Dr. o chama para olhar pela janela a impressionante imagem da Enterprise ele fica bom ( e extasiado ) na hora!! Mas depois já dentro dela ele volta a sentir os efeitos da injeção.

Enfermeira Chapel
Interpretada originalmente por Majel Barrett ( que depois se tornaria Majel Roddenberry ) a enfermeira Chapel teve uma rapidíssima citação feita pelo Dr. McCoy quando Kirk acorda na enfermaria da Enterprise com as mãos inchadas. Possivelmente ela apareça de verdade no próximo filme.

Checov assumindo a ponte da Enterprise
Checov era um alferes na Série Clássica e no filme também. Se na SC certamente existiam vários oficiais para assumir o comando, quando Kirk, Spock e Scotty saiam, mais certamente ainda na Enterprise do filme que tinha uma ponte muito maior e cheia de gente.

Existem também duas cenas que eu acredito ser uma homenagem as mais bem sucedidas sequencias da franquia:

Spock cita Sherlock Holmes
Sherlock era um dos personagens preferidos de Data, o androide 2º oficial da Enterprise D e sempre que podia ele citava ou incorporava o 2º maior detetive do mundo ( já que o 1º é o Batman, é claro!!! ).

O transporte do beagle do almirante
O Capitão Jonathan Archer, comandante da NX01 Enterprise tinha um cachorro da raça begle chamado Porthos. Pelo que sabemos existem quase 100 anos de diferença entre os acontecimentos da série Enterprise e os do filme e por isso mesmo que o Cap. Archer tivesse vivido muuito e se tornado só Almirante, certamente o seu cão não viveria tanto. Mas como já vimos em muitos casos, assim como nas nossas forças armadas atuias na Frota temos exemplos de filhos e netos que seguiram a careira. Portanto o cãozinho pode ser de um dos seus descendentes.
 
Tenho certeza de que, mesmo eu tendo visto esse filme várias vezes ainda existem outros fãs que encontraram mais detalhes nesse filme fantástico. Se for o seu caso utilize a área de comentários e compartilhe conosco, OK?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails